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Estou me conectando com meu público ou apenas falando pra eles?

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Como quando em um primeiro encontro, vemos uma pessoa acreditando que está se conectando com a outra e acontece que era só ele ou ela falando o tempo todo sobre seus gostos, conquistas e objetivos, enquanto a outra pessoa está apenas sentada ouvindo e se arrependendo de dar aquele Match no Tinder. É assim que a maioria das marcas se comunicam, falam sobre seus atributos, benefícios e elas mesmas como protagonistas, não dando espaço para que seus clientes ou consumidores se projetarem em um relacionamento com eles (seja uma primeira compra, lealdade, geração de leads, entre outros…).

Você se identifica?

Não cometa esse erro na sua comunicação, lembre-se que o consumidor quer ser ouvido, quer conteúdo útil e quer ter a possibilidade de interagir com ele. Junior Neves, especialista em branding, enfatiza em sua palestra “A importância do Branding para o seu negócio de agência e seus clientes” a importância de questionar o que oferecemos aos nossos clientes. Estamos oferecendo a eles um produto que queremos vender ou lhes oferecemos um valor, sentimento ou emoção que eles estão procurando?

O palestrante menciona sete aspectos que os consumidores querem de um produto ou serviço:

1. Amor
2. Diversão
3. Curiosidade
4. Liberdade
5. Recompensa
6. Pertencimento
7. Segurança

Se conseguirmos que o consumidor encontre em nós (marca) qualquer um desses pontos, vamos não só maximizar nossas vendas, seremos capazes de criar um relacionamento com eles, onde não só seremos nós que falaremos no encontro, eles também serão os que nos procurarão na próxima vez.

Mas… como faço meu produto se tornar algo assim? Seu produto pode permanecer o mesmo, o que pode fazer a diferença é a maneira como você o projeta, as mensagens que emite e como você se posicionar na mente do consumidor.

É aí que a gente entra. Começamos?