Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta da Chilli Comuniação

Este Código é parte integrante do Programa de Integridade da Chilli Comunicação e apresenta os valores e princípios que balizam as atividades da empresa, além de estabelecer, de forma objetiva, as regras de conduta que devem ser observadas e aplicadas a todos os envolvidos nas atividades da Chilli.

Documento aprovado em reunião do dia 20 de maio de 2022.

Versão 1

1 – Palavra dos sócios

Começamos nossa história em 2011, saindo juntas da faculdade, sem dinheiro pra investir, mas com o sonho de fazer diferente: dar um tempero a mais na comunicação das empresas e seus consumidores.
Queríamos construir uma agência que cuidasse dos problemas dos clientes de perto, que soubesse o que está acontecendo com as empresas e não aparecesse só para cuidar de campanhas ou fazer layout de datas comemorativas.
Somos uma agência “corporativo-afetiva” e que tratamos clientes e colaboradores como amigos, com todo respeito e carinho. Somos muito gratas a todas as pessoas que passaram por essa história e contribuíram com esse crescimento.
A Chilli sempre faz sua parte com pequenas atitudes, colocando em prática o que acredita. Sempre damos aquela forcinha a ONGs e campanhas em prol de algum bem coletivo. Desde o início não utilizamos descartáveis, separamos recicláveis, já limpamos a praia de óleo, e sempre utilizamos como critério de desempate em nossas seleções a pessoa negra, LGBTQI+ ou mulher.
Hoje somos orgulhosamente uma empresa majoritariamente formada por minorias no mercado de comunicação.
Buscamos no nosso dia a dia entregar aos clientes um trabalho de ótima qualidade e aos nossos parceiros umambiente saudável onde é possível o crescimento indivudal e em grupo.

2 – Introdução

A Chilli Comunicação atua no mercado de comunicação desde 2011, estando hoje com serrviços em Pernambuco, Bahia, Piauí, São Paulo e Distrito Federal.

Esse resultado vem do trabalho executado com transparência, honestidade, profissionalismo, sustentabilidade, responsabilidade social, bem como outros valores que permitiram à Chilli consolidar diretrizes de ética e integridade.

Visando a coibir toda e qualquer forma de corrupção na execução das suas atividades, implementou políticas de governança que incluem um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade.

O programa advém de legislações e comportamentos mercadológicos, sendo denominado no meio empresarial como compliance, que tem origem no verbo em inglês to comply. Estar em compliance é, portanto, agir de acordo com a regra.

Na mesma linha, o programa tem como pilar o presente Código de Ética e Conduta, que expõe os valores e crenças da Chilli  que devem ser observados por todos os colaboradores, fornecedores, parceiros comerciais e inclusive clientes, sejam privados ou públicos.

O Código de Ética traz o compromisso Chilli com a sociedade.

Por sua vez, as Normas de Conduta apontam as diretrizes para orientar a postura de seus colaboradores no ambiente de trabalho, bem como dos parceiros comerciais e clientes durante a execução dos seus serviços.

Além do Código de Ética e Conduta, o programa é composto de diversas políticas, que detalham exaustivamente o comportamento a ser seguido nas mais diversas áreas de atuação da empresa.

A Chilli conta com um sigiloso e efetivo canal de denúncias para apurar qualquer desvio de conduta ou falta na consecução dos trabalhos, de forma a garantir a lisura e aplicação de todas as regras do Código de Ética e Conduta.

Toda equipe tem o compromisso de zelar pela estreita observância ao Código, incentivando todos que se relacionam com ela.

O Código e suas Políticas são revisados periodicamente, de forma a manter a Chilli em perfeita sintonia com os mais elevados padrões de combate à corrupção.

Aos que já se relacionam com a Chilli, os textos a seguir terão conteúdo familiar. Aos que ainda não conhecem o jeito Chiller de ser, rapidamente compreenderão o nosso universo.

A Chilli acredita na interação com o setor público com base na ética e transparência, bem como no respeito e dignidade a todos os envolvidos.

3 – Missão

Desenvolver projetos de comunicação on e off-line com clientes de micro, pequeno e médio porte.

4 – Visão

Conquistar o mercado brasileiro, mais precisamente, de marketing digital, oferecendo serviços de qualidade com atendimento diferenciado.

5 – Valores

Entusiasmo diante da vida, dos desafios, projetos e ideias.

Compromisso pessoal com a entrega, com o resultado, com a qualidade das relações e com os prazos acordados. A gente se vira e resolve.

Respeito pelas pessoas, pelas relações, pelas diferenças, pelo meio ambiente, pelo dinheiro do cliente e pela inteligência do consumidor.

Ética em todas as relações.

6 – Alcance

O presente Código de Ética e Conduta tem alcance a toda e qualquer pessoa, física ou jurídica, que se relacione, direta ou indiretamente, com a Chilli.

Deve ser conhecido por todos os sócios, colaboradores, incluindo estagiários e prestadores de serviços, bem como parceiros comerciais e clientes (públicos ou privados).

Os parceiros comerciais e prestadores de serviço que se relacionam com a Chilli se obrigam a cientificar seus colaboradores e demais subordinados sobre os termos do Código de Ética e Conduta, bem como sobre as Políticas de Integridade.

Todo colaborador que vier a integrar a equipe da Chilli, bem como todo prestador de serviço e/ou parceiro comercial que vier a se relacionar com a Chilli, deverá tomar conhecimento do Código e Políticas, levando-os ao conhecimento das pessoas sob sua responsabilidade.

A Chilli cientifica a Administração Pública em todas as suas contratações, devendo os Agentes Públicos tomar conhecimento sobre as diretrizes da Chilli no combate à corrupção.

7 – Ética e integridade

A “ética”, oriunda do grego ethos, é um ramo da filosofia que estuda o comportamento humano. É o conjunto de regras de ordem moral do indivíduo em sociedade. Está intrinsecamente ligada ao caráter e aos costumes.

Por sua vez, “integridade” traz a ideia de retidão, de conduta proba pelo indivíduo.

Nossas condutas visam prestigiar não apenas a legislação atinente às suas atividades, mas também a imagem construída ao longo dos anos, como empresa comprometida com os bons costumes.

A disseminação desses valores e comportamentos deve ultrapassar as fronteiras de relacionamento da Chilli.

8 – Condutas e relacionamentos

Os destinatários deste Código devem tomar conhecimento das regras, permitindo a efetiva implementação, devendo agir de forma a adotar e observar as diretrizes constantes do documento.

8.1 – Ambiente de trabalho

A Chilli zela pelo ambiente de trabalho seguro e saudável, com observância à legislação trabalhista, de forma a garantir todos os direitos de seus colaboradores e funcionários.

A gestão da chilli, comprometida com o Programa de Integridade, monitora as relações de trabalho, a fim de evitar qualquer transgressão às normas, repudiando e combatendo qualquer ato de assédio, constrangimento e/ou discriminação.

Os colaboradores são motivados a disseminar as condutas deste Código, bem como das Políticas de Integridade.

O ambiente de trabalho da Chilli não permite a ocorrência de quaisquer ilícitos, seja com subornos, extorsões ou qualquer outra vantagem indevida que possa caracterizar não somente corrupção nos termos da legislação, mas também imoralidade ou ato de improbidade.

Não são permitidos no ambiente da Chilli, inclusive nas atividades externas, atos de agressão, ameaça, assédio, constrangimentos, comportamentos inadequados, exibição e disseminação de conteúdos com conotação sexual e/ou ilegal, difamação, uso de substâncias proibidas por lei e quaisquer outras condutas inadmitidas na legislação aplicável.

Também não é permitido comportamento público inadequado, com participação de grupos inidôneos ou exercício de atividade socialmente reprovável ou que caracterize conflito de interesse em relação às atividades da Chilli.

É dever de todos promover a integridade, de forma a respeitar as diferenças individuais, repudiando discriminação por raça, sexo, gênero, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social.

Os gestores obrigam-se a adotar medidas para evitar conflitos no ambiente de trabalho, valendo-se do poder institucional que lhes é atribuído pelo cargo para preservar o respeito às normas trabalhistas, com valorização do capital humano, orientando e motivando os colaboradores a criarem um ambiente de trabalho saudável e propício à qualidade de desempenho e produtividade.

8.2 – Imagem da Chilli

A imagem da Chilli foi construída ao longo dos anos e é preservada com base nos valores e princípios constantes deste Código, praticados no dia a dia.

Todos aqueles que se relacionam com a Chilli devem zelar por essa imagem, ainda em momentos em que não estejam executando qualquer serviço, mas que possam ter relacionamento identificado com a empresa, de forma a preservar a identidade institucional, evitando usar o nome e a marca da Chilli, imagens ou informações, em qualquer forma de comunicação, inclusive eletrônica, por exemplo em perfis de redes sociais ou e-mails pessoais e websites.

8.3 – Sigilo profissional

Todos os envolvidos devem manter o sigilo das informações, rotuladas como confidenciais ou não, pertinentes à empresa ou aos clientes, parceiros e fornecedores.

“Informação Confidencial” significa toda e qualquer informação divulgada, de uma parte à outra, sob a forma escrita ou verbal, ou de qualquer outro modo apresentada, podendo incluir, mas não se limitando a: banco de dados, know-how, estruturas societárias, relação de bens, informações mercadológicas, informações técnicas, financeiras ou comerciais, dentre outros, cujo acesso ou ciência se dê em função da relação com a Chilli.

É vedada a utilização em benefício próprio ou repassar a terceiros: documentos, trabalhos, metodologias, produtos, ferramentas, marcas, serviços e informações de propriedade da FLAP ou de seus clientes e fornecedores.

 

8.4 – Patrimônio e sistema da informação

Os destinatários deste Código devem pautar suas condutas na utilização correta dos recursos e patrimônio da Chilli,  sendo vedada a utilização de recursos, infraestrutura, serviços e mão de obra para fins particulares. Para a execução das atividades da Chilli, o uso do patrimônio deve ser adequado e econômico.

Todos os envolvidos devem responsabilizar-se pelo uso de sua conta de e-mail profissional, pela senha e por outros tipos de autorização de uso pessoal e intransferível, incluindo o acesso a sistemas, ficando terminantemente proibido o compartilhamento de usuário e senhas de acesso.

É vedada a utilização de e-mail corporativo em mídias sociais, websites e fóruns de discussão não relacionados aos trabalhos da Chilli.

8.5 – Comunicação social

Não é permitido a qualquer colaborador, funcionário e/ou prestador de serviço expressar opiniões em nome da Chilli, independentemente do conteúdo e motivação, devendo usar os canais de comunicação profissionais (e-mail corporativo e contas de redes sociais) em consonância com as diretrizes deste Código.

Toda comunicação social da Chilli é realizada única e exclusivamente por suas sócias, que exercem suas atividades em consonância com os valores e princípios da Chilli.

8.6 – Relacionamento com terceiros (fornecedores e parceiros comerciais)

Todas as relações comerciais com terceiros deverão ser precedidas de contrato formal, tendo como objeto tão somente os negócios voltados para as atividades da Chilli. Todos os instrumentos contratuais farão referência ao presente Código de Ética e Conduta.

A escolha dos contratados deverá considerar os valores e princípios da Chilli, sendo vedado qualquer relacionamento com terceiro que esteja envolvido em práticas ilícitas no desempenho de suas atividades.

A área de compras fará pesquisa de mercado para credenciamento dos terceiros, devendo se submeter a prévia entrevista antes da contratação.

8.7 – Registros contábeis

A Chilli preza pela transparência em todas as suas atividades, principalmente nos registros contábeis, devendo refletir exatamente as transações comerciais da empresa, em observância às regras contábeis de escrituração e declaração.

8.8 – Patrocínio e doações

8.8.1 – Doações de cunho político

É vedada qualquer doação, direta ou indiretamente, de recursos para campanha eleitoral, partidos ou movimentos políticos (Lei nº 13.165/2015). Os sócios, colaboradores e demais pessoas físicas relacionadas com a Chilli que por ventura queiram fazer doações nesse sentido não poderão vincular o ato à Chilli, devendo assumir integralmente a responsabilidade pelo procedimento, conforme regulamentos da Justiça Eleitoral.

8.8.2 – Doações assistenciais

A Chilli, comprometida com a responsabilidade social, poderá fazer doações para instituições assistenciais sem fins lucrativos, desde que o beneficiário: a) esteja com a situação cadastral fiscal regular; b) não esteja associado com eventos de fraude ou corrupção; c) não tenha em sua administração qualquer pessoa vinculada aos negócios comerciais da Chilli.

8.8.3 – Patrocínios

A Chilli poderá patrocinar projetos esportivos, culturais e sociais que estejam relacionados com os valores éticos e morais da empresa. 

8.9 – Relacionamento com o setor público

Na interação com o Setor Público, adicionalmente às diretrizes que permeiam as atividades com o setor privado, a Chilli possui políticas específicas em consonância com a Legislação Anticorrupção e demais normas e orientações de órgãos de controle que visam a coibir atos de corrupção no Setor Público.

É vedado o uso de influências internas ou externas do cargo ou da condição de parceiro da Chilli para obter vantagens indevidas, pessoais ou funcionais, para si ou para terceiros, bem como reivindicar ou receber vantagens em troca de concessões ou privilégios de qualquer natureza.

A Chilli entende que o relacionamento com o Setor Público exige a implementação de medidas que visam a coibir situações de corrupção, devendo imprimir um rígido controle para evitar todo e qualquer ato ilegal.

Sabemos que a corrupção é um mal que sempre assolou a sociedade, contudo, simples e concisas políticas são capazes de combater na raiz qualquer ato de corrupção, dentre elas:

8.10 – Brindes e hospitalidade

É vedada a oferta e o recebimento de brindes ou quaisquer benefícios que tenham como objetivo o recebimento de vantagens ou que permitam influenciar ou recompensar negócios para a Chilli, seja de forma implícita ou explícita.

É proibido aceitar ou oferecer presentes, refeições, transporte, hospedagem, serviços, diversões, compensação ou quaisquer favores em caráter particular e pessoal, salvo em situações protocolares, quando esteja representando a Chilli.

Ainda em casos de brindes corporativos que não possuam valor de mercado e não sejam habituais, o colaborador deverá declarar o brinde ao superior imediato.

9 – Denúncias

A Chilli possui canal de denúncia independente e inviolável, que preserva o anonimato do denunciante.

O canal é aberto a qualquer pessoa, relacionada ou não com a Chilli, que deseje apontar desvios de conduta ou violação às regras deste Código de Ética e Conduta, bem como às demais Políticas de Integridade da Chilli.

Canais:

ouvidoria@chillicomunicacao.com.br

https://chillicomunicacao.com.br/conduta-de-etica

10 – Medidas disciplinares

A partir do conhecimento de quaisquer transgressões ao Código de Ética e Conduta, seja por constatação direta das sócias da Chilli, seja por apuração de denúncia pelo competente canal, serão aplicadas sanções de acordo com a gravidade do fato, podendo ocorrer desde advertência até demissão ou rescisão contratual, conforme normas internas e legislação aplicáveis, sem prejuízo das sanções cíveis e penais cabíveis.

11 – Disposições finais

Todas as dúvidas sobre a aplicação do presente Código devem ser direcionadas pelo e-mail ouvidoria@chillicomunicacao.com.br.

A pessoa, que é responsável pelo monitoramento do programa, também está à disposição para receber sugestões, críticas e elogios.

O Código de Ética e Conduta é um documento em constante transformação e deve ser ajustado sempre que necessário.